Terminei o sexto e último volume de *Cultura*, de Dietrich Schwanitz, e, com ele, concluo uma viagem que me acompanhou ao longo de seis volumes, com experiências de leitura bastante diferentes, momentos de grande interesse e outros em que nem sempre encontrei o mesmo entusiasmo.
Este último volume levou-me sobretudo a reflectir sobre o significado da cultura, a inteligência, o conhecimento e a influência que os livros podem exercer sobre a sociedade.
Uma das ideias que mais me interessou foi a importância do chamado saber reflexivo. Para mim, a cultura não deve ser um edifício de conhecimento onde nos refugiamos do mundo, nem um fim em si mesma. Deve ser uma ferramenta que nos ajuda a compreendê-lo e a viver melhor nele. De pouco serve acumular saber se não formos capazes de o transformar em reflexão, discernimento e utilidade na nossa vida pessoal, profissional e familiar. O conhecimento ganha verdadeiro valor quando contribui para a nossa forma de pensar, decidir e agir.
Também me interessou particularmente a reflexão sobre os livros que mudaram o mundo. Uma ideia pode germinar como uma semente e crescer até se transformar numa árvore, cujos frutos podem ser bons ou maus. O resultado depende não apenas da ideia original, mas também de quem a interpreta, das circunstâncias em que é acolhida e da forma como é aplicada. Um livro pode conter ensinamentos que alguns consideram nobres e, ainda assim, ser usado por outros para justificar actos contrários a esses mesmos princípios. A influência das ideias não termina, portanto, na intenção de quem as escreveu: prolonga-se nas interpretações e nas acções daqueles que as recebem.
Esta reflexão levou-me também a pensar na actualidade de algumas das observações de Schwanitz sobre a curiosidade humana e o papel dos meios de comunicação social. O autor critica a tendência para privilegiar a vida privada de figuras públicas e de pessoas que, na realidade, pouco contribuem para o nosso conhecimento do mundo. É difícil não reconhecer a actualidade desta crítica quando observamos a quantidade de tempo de antena dedicada ao comentário sobre vidas alheias, conflitos pessoais e banalidades apresentadas como se fossem acontecimentos de grande importância. Não está em causa o entretenimento em si, mas o espaço que ocupa e aquilo que acaba por deixar de fora. Uma sociedade pode saber imenso sobre a vida privada dos outros e, simultaneamente, saber muito pouco sobre o mundo em que vive.
Ao longo da leitura, fui também confrontando algumas das ideias do autor com os meus próprios conhecimentos e convicções. Nem sempre concordei com as suas perspectivas, mas considero que essa é uma das virtudes de uma obra desta natureza: não se limitar a transmitir informação, mas estimular o leitor a questionar, comparar e formar uma opinião própria. Foi particularmente interessante fazê-lo em temas como a História de Portugal, as interpretações políticas de determinados acontecimentos e o papel das ideias na transformação das sociedades.
A cronologia histórica apresentada neste volume é bastante resumida, quase uma *História do Mundo em 5 Minutos*. Ainda assim, cumpre a função de síntese e de orientação temporal, sem que essa brevidade tenha comprometido significativamente a minha apreciação do conjunto.
Ao chegar ao fim desta obra, mantenho a ideia de que *Cultura* tem o mérito de reunir, de forma acessível, uma enorme diversidade de temas e de despertar a curiosidade para assuntos que, de outra forma, talvez não procurássemos aprofundar. Naturalmente, a ambição de condensar tanto conhecimento num espaço relativamente limitado implica escolhas, simplificações e, por vezes, abordagens com as quais podemos discordar.
Nem todos os seis volumes me cativaram da mesma maneira. Houve temas que me prenderam imediatamente, outros que me interessaram menos e alguns que me levaram a procurar respostas fora do próprio livro. Mas talvez seja precisamente esse um dos méritos desta leitura: nem sempre nos deixa apenas com aquilo que aprendemos; por vezes, deixa-nos sobretudo com aquilo que passamos a querer compreender melhor.
Se tivesse de resumir o que retiro desta viagem, diria que a cultura não se mede apenas pelo que sabemos, mas também pela capacidade de pensar criticamente, reconhecer diferentes perspectivas e utilizar o conhecimento para compreender melhor a realidade.
Seis volumes concluídos. Mais do que uma enciclopédia de conhecimentos, *Cultura* foi uma oportunidade para aprender, questionar e reflectir. E termino com a convicção de que a verdadeira cultura não consiste em saber tudo, mas em nunca perder a vontade de compreender mais.